Por que as pessoas ficam na porta do metrô?

Quem me conhece sabe que eu não a lógica de meus pensamentos nunca parecem tão logicos.
Meu raciocínio segue uma linha e esta linha costuma ir longe.
Eu estava hoje indo trabalhar, de metrô, como faço sempre enquanto ouvia o podcast Café Brasil e uma pergunta me veio a cabeça:
Por que as pessoas sempre ficam na porta do metrô?
A porta de cada "carro" do metrô é sempre um ponto de aglomeração em horários de pico e isso faz com que o desconforto e a irritação paire sobre todos os usuários de transporte público e sempre há a sensação de que o transporte público tem problemas mas, quase se observa melhor pode-se ver que os corredores estão sempre mais vazios, ou seja, o desconforto não vem de um transporte lotado entao, por que as pessoas sempre ficam na porta do metrô?
A primeira resposta óbica para essa pergunta foi "pressa" afinal, quando se quer chegar rápido a algum lugar é, buscar a melhor posição é natural, porém observei que muitas dessas pessoas não desciam na próxima estação ou na seguinte e que muitas vezes tinham como destino alguma das estações de integração, local que diminui drasticamente a quantidade de pessoas no metrô e que não exige uma posição privilegiada perante as saídas para serem alcançadas então a pressa não é o alimento desse hábito.
Então pensei na três letras que me libertam de compromisso com a razão e me permitem criar uma resposta sobre uma folha branca: E se...
Para muita gente o conforto está na ausência de mudanças, sem desafios ou conflitos com um mínimo de movimentos possíveis.
Às vezes a conquista de um espaço é visto com tanta importancia que deixá-lo para outro sequer é tido como uma possibilidade.
Ficar no mesmo lugar nem sempre signfica não fazer nada pois, para ficar no mesmo lugar é preciso se manter firme, enfrentar as pessoas que passam por você, o desconforto e até a própria força do impulso que tenta te levar de um lado para o outro ou seja, é muito mais difícil do que apenas dar um passo para frente e deixar.
Pensei rapidamente sobre meu próprio pensamento e vi que ele poderia ter sido incentivado por várias perguntas e é com algumas delas que eu termino esse texto.


Por que as pessoas suportam desrespeito?
Por que as pessoas sujam as ruas?
Por que as pessoas não combatem a corrupção em todos os níveis sociais?
Por que as pessoas vivem em lugares feios e desagradáveis?
Por que as pessoas ficam na porta do metrô?

Comentários

Postagens mais visitadas